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O Fator “millennials”

Sendo o “assessment” uma forma de avaliação do comportamento e das competências de um indivíduo através de várias técnicas implementadas que nos conduzem ao diagnóstico do seu potencial, e tendo em conta a época atual em que as empresas investem em novas tecnologias para poderem acompanhar a transformação digital, é inevitável falar da nova geração no mercado de trabalho: os “millennials”.

Para uma organização, é fundamental conhecer os seus colaboradores utilizando os seus pontos fortes e minimizando os fracos, por forma a construir equipas de sucesso que interajam entre si, potenciando maior conhecimento e maior harmonia organizacional.

Com a chegada das novas tecnologias e a entrada no mercado de trabalho desta nova geração, houve necessidade por parte das organizações de uma adaptação aos tempos modernos. Ou seja, nesta nova geração as pessoas deixaram de ser vistas apenas como recursos da empresa e passaram a ser vistas como detentoras de todo o potencial e de todo o conhecimento de que a organização necessita para atingir os seus objetivos.

Esta nova geração trouxe ao mercado de trabalho uma oportunidade de mudança de práticas e políticas que visa promover novos desafios no que respeita à gestão de pessoas. Os “millennials” são pessoas que valorizam a mudança, a evolução, e que não ambicionam fazer o mesmo durante muito tempo.

Perante esta mudança de gerações, as organizações tiveram de se adaptar, criando estratégias que os acolham no mercado de trabalho e que os incentive a permanecer por um maior período de tempo. Esta nova geração procura um maior equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, procura o reconhecimento e tem uma grande facilidade com as novas tecnologias e os meios de comunicação.

Estamos perante uma geração muito otimista quanto ao futuro, que gosta de novos desafios e de liderar, que privilegia o trabalho em equipa e a igualdade entre os trabalhadores, que aposta na partilha constante de informação, algo que os mantém em contacto com o mundo à sua volta através dos meios digitais. Sendo também uma geração que cresceu com uma maior consciência ambiental, uma vez que foram ensinados a reciclar, acreditam conseguir fazer a diferença.

Por tudo isso, as organizações foram «forçadas» a repensar as formas de recrutar, desenvolver e reter talentos para se tornarem também elas competitivas e mais produtivas na época atual.

in Revista Human, Março/Abril 2020

 

 

Manuela Cruz

Diretora Técnica de RH

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