Grupo Intelac › Oeiras: 214 408 200 | Maia: 221 141 112

Vestir várias camisolas

O Grupo Intelac desde o seu início em 1998 tem vindo a dar um grande enfoque à gestão dos seus colaboradores temporários, visando sempre o seu adequado acolhimento e a informação prévia do posto de trabalho. Isto de forma a assegurar uma sintonia nesta relação, sendo a mesma encarada de uma forma personalizada e individualizada.

Quando o Grupo Intelac recebe um pedido para um determinado perfil de colaborador temporário, existe um cuidado extremo no sentido de reunir o máximo de elementos possíveis, visando facilitar o recrutamento e encontrar o perfil mais adequado para, posteriormente, fornecer esta mesma informação ao candidato selecionado.

Uma das grandes particularidades da relação de emprego no âmbito do trabalho temporário é o envolvimento de três partes – colaborador, empresa de trabalho temporário e empresa cliente – no que habitualmente chamamos uma relação triangular. Assim, e para que esta relação flua da melhor forma, ou seja, para que o colaborador corresponda ao que lhe é exigido em termos de “skills”, é deveras importante que exista uma definição exaustiva prévia do que é exigido por esta mesma função, não podendo haver limitação a informações básicas de salários, categoria e horário de trabalho. Paralelamente a estes fatores, o candidato que irá desempenhar a função deve ser devidamente «apresentado» ao cliente, ou seja, o cliente deve receber não só o “curriculum vitae”, mas também todas as outras particularidades, se assim as podemos denominar, que são obtidas no decorrer da entrevista de seleção.

Não sendo a relação contratual de trabalho temporário a mais ambicionada pelos colaboradores, não deixa de ser uma oportunidade para que as competências de cada pessoa individualmente possam ser validadas e avaliadas.

Enquanto numa fase inicial do trabalho temporário o mesmo era abordado como uma opção para funções pouco qualificadas, hoje em dia as contratações a este nível centram-se em todas as vertentes e são cada vez mais transversais, abrangendo profissionais de todas as áreas e desempenhando funções em tudo idênticas aos colaboradores contratados diretamente.

Perante estes factos, já existem inclusivamente estudos que demonstram (e a prática confirma isso mesmo) que os colaboradores temporários têm uma atitude cada vez mais positivos face às organizações em que desempenham funções.

O Grupo Intelac, durante e após cada missão de trabalho temporário, faz um ponto de situação com o cliente onde este trabalho foi prestado de forma a obter uma avaliação de desempenho e a potenciar outras missões ao colaborador que, entretanto, termina essa missão.

Concluído, sendo o trabalho temporário algo muito específico, cuja relação é por imposição legal de duração limitada, não deixa de ser uma oportunidade de integração em diversos ambientes organizacionais, em que se «veste diversas camisolas», até surgir a oportunidade de vestis a «camisola definitiva» após um percurso de organizações várias e diferentes, ambientes díspares, mas sempre com perspectiva de “commitement”.

 

in Revista Human Premium, Dezembro 2015

 

Célia Agostinho

Diretora Comercial e de Recrutamento

 

 

Intelac Recursos Humanos

Escritório Oeiras

Telefone: 214 115 052

Escritório Maia

Telefone: 221 141 112

Intelac Temporária

Escritório Oeiras

Telefone: 214 408 200

Escritório Maia

Telefone: 221 141 112

Subscribe Newsletter


By subscribing to our newsletter, we collect only your email address, exclusively to send newsletters where we let you know about services, products and news from the Intelac Group. For more informations check our privacy policy.